sexta-feira, 28 de agosto de 2020

 


COVID-19 | Cartilha traz dicas de cuidado com a saúde mental em tempos de  coronavírus - UNIFAP


Ressignificar a vida em tempos de Corona vírus

 

A chegada do Corona vírus modificou a rotina dos brasileiros e do mundo. Trabalhadores fazendo quarentena, home office, o afastamento de entes queridos para proteção e, além de tudo isso, o excesso de informações pela internet, tem gerado angustia e efeitos psicológicos negativos na população.

Em uma rotina normal adultos e crianças ficam mais fora de casa do que dentro, por isso a necessidade de um reaprendizado para mudança de comportamento; é preciso aprender a ficar consigo mesmo porque o primeiro desconhecido somos nós, e como humanos temos a necessidade de pertencimento a um grupo, por isso precisamos tomar cuidado para vencer o medo, o pânico e uma manifestação histérica, porque quando nos isolamos o medo de ficar por fora de tudo o que está acontecendo se apodera de nós, aí a necessidade de ficar o tempo todo com a televisão ligada, internet, e noticiário o tempo todo. Precisamos filtrar informações, ter senso para separar o que serve do que não serve, assim não ficaremos presos a pensamentos de medo e pânico que provoca uma noção de insuficiência de não ser capaz de enfrentar os problemas, gerando ansiedade.

Estar no presente faz com que não precisamos travar uma guerra com o desconhecido e o futuro, pelo contrário, em vez de ter a ilusão de matar o vírus temos que ter confiança em nosso sistema imunológico, porque ficar em casa é acreditar em tudo o que você tem de bom de abundancia e tudo o que você pode aprender.

 

Não reclamávamos que não tínhamos tempo para nada? Chegou o tempo. O tempo para ler, para fazer exercícios, para falar com amigos, organizar a casa, os armários, ouvir as músicas favoritas, palestras de profissionais sérios da saúde mental, da filosofia, da literatura. Assistir conteúdos que nos faz pensar, assistir filmes com a família e para a família, conversar com as pessoas por chamada de vídeo, cozinhar.... Este é um tempo excelente para se preparar e aprender novas coisas e depois quando pudermos, compartilhar com as pessoas que amamos.  Criar uma rotina diferente dentro de casa e aprender a lidar e organizar o tempo nos fortalece. A pior solidão é a de você mesmo, quando não encontramos em nós mesmo um companheiro.

 

Acreditamos que é preciso parar de reclamar por aquilo que não se pode fazer e questionar o que é possível fazer dentro de casa. Queixarmos não faz nada além de carregar negativamente nossa saúde mental, o que também faz com que nossa imunidade abaixe. Você sabia que consumir pensamentos positivos aumentam nossa imunidade? Então, bora lá ressignificar essa nova experiência. Enquanto não pudermos tocar nas mãos dos outros, podemos tocar a alma, com música, poesia, orações, ...em meio ao caos a vida renasce e tudo ganha novo sentido e sentimentos elevados.

 

  O Corona vírus é um exercício real de empatia. E empatia é igual leito de UTI. Não é em todo o lugar que a gente encontra. Então pratique a empatia, pois é tempo!

  Ressignificar a vida em tempos de Corona vírus   A chegada do Corona vírus modificou a rotina dos brasileiros e do mundo. Trabalhadore...